Perguntas mais Frequentes

Tire Suas Dúvidas?



1) Acupuntura dói?


A sessão é praticamente indolor, com exceção de alguns poucos pontos que são doloridos, mas que nem sempre são utilizados. A sensação é somente da picada da agulha. Em alguns pontos pode ser sentida uma espécie de parestesia ( 'pequeno choque'). Mas qualquer sensação só ocorre no momento da aplicação das agulhas (período curtíssimo), nos minutos que se seguem - de 15 a 20 - o paciente não sente nada e relaxa.


2) O que a acupuntura trata?


A acupuntura trata quase todos os tipos de doenças, dores e desordens tanto físicas como psicológicas (emocionais), pois ela atua em todos os sistemas do organismo.
A seguir você pode conhecer uma pequena parte das indicações para o tratamento com acupuntura nas diversas áreas:
  • Ortopedia: dores na coluna, hérnia de disco, distúrbios musculares, artrite, artrose, tendinites, síndrome do túnel do carpo e etc.
  • Neurologia: AVC, AVE, paralisia facial, mal de Parkinson e etc.
  • Ginecologia: infertilidade, alterações hormonais, TPM, menopausa, problemas menstruais e etc.
  • Pneumologia/Alergologia: rinite, bronquite, sinusite, asma , doenças pulmonares e etc.
  • Estética: controle da ansiedade, rugas faciais, distúrbios alimentares e etc.
  • Gastroenterologia: asia, refluxo, gastrite, úlcera, constirpação ('prisão de ventre') e etc.
  • Outros: insônia, depressão, enxaqueca, memória, distúrbios renais e etc.
3)Qualquer pessoa pode fazer acupuntura? Tem contra-indicação?

Quase não existe contra-indicação. Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, ela só não é indicada para menores de 6 anos, aplicação em ferida aberta e em quem tem fobia a agulha. As opiniões dos profissionais se dividem quando o assunto é gestante, muitos não fazem e outros só realizam em gestação superior a 3 meses e até os 7 meses, devido a existência de pontos que estimulam a contração uterina.


4)Para fazer acupuntura tem que ter indicação ou pedido médico?


NÃO. Para ser um especialista e aplicar acupuntura qualquer profissional graduado em qualquer área da saúde pode ser. Por exemplo: fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo, nutricionista entre outros. É errônea a idéia de que a somente médico pode aplicar esta técnica , esta questão surgiu devido a uma tentativa de restringir a prática da acupuntura a uma minoria e com isso a lucratividade aumentar.

5) Quando que o resultado aparece? Quantas sessões é preciso fazer?

Depende, não dá para precisar ao certo porque cada caso é um caso e cada pessoas responde de maneira diferente a um mesmo estímulo. Mas, depois da avaliação, o profissional tem uma melhor noção e dá ao paciente um prognóstico aproximado. Paras as condições crônicas são necessárias mais sessões, dependendo da queixa o resultado é imediato.

6) Tem algum remédio na agulha?

Acredite, não! Algumas pessoas , principalmente aquelas que fazem a acupuntura e tem uma grande melhora ou cura me fazem esta pergunta.  Eu dou um sorriso e respondo que não. A 'mágica' não é um remédio que seria colocado nas agulhas , a 'mágica' acontece quando um bom profissional faz um diagnóstico correto e utiliza os pontos certos levando o organismo ao equilíbrio e conseqüentemente proporcionando a melhora ou cura do paciente.

7) Moxa e auriculoterapia também é acupuntura? 

A aplicação da moxa e da auriculoterapia não é acupuntura literalmente, elas são técnicas que são associadas durante a sessão de acupuntura no intuito de ajudar a chegar mais rápido a melhora ou cura. Para aqueles totalmente leigos observem as postagens intituladas "Moxa" e a outra "Auriculoterapia.